O Fim da União Soviética - 1991 - ( Período Pós Guerra )

 Após o final da Segunda Guerra Mundial, o continente europeu entrou em um momento de reconstrução econômica e industrial e além da difícil retomada da vida dos civis que perderam casas e integrantes da família.
 Com o momento que se passava, ocasionou vários movimentos contra o sistema socialista que estava em vigor no bloco de países socialistas liderados pela União Soviética. Todas as formas de movimentos contra este tipo de regime, eram repreendidos pelo usa da força, muito característicos dos regimes autoritários.
 Em meados dos anos 80, surgiu muitas insatisfações que levaram a mudanças inclusive na União Soviética. Uma delas era menos interferência no lado leste Europeu, assim tornando mais independente para buscar inserção em outra forma de governo.
 Durante este período teve alguns atos fundamentais, mas o mais importante foi a queda do muro de Berlim em 1989, que marcou o fim da Guerra Fria e a reunificação da Alemanha.
 Todas as transformações ocorridas no processo de desmembramento teve influências importantes que geraram modificação das relações diplomáticas entre os líderes das nações que integravam o bloco socialista e o líder da União Soviética. E houve imensa dispersão de autonomia na região, assim levando várias repúblicas a sua independência em 1991, levando o fim da União Soviética.
 A Federação Russa, devido ao seu grande arsenal bélico, foi denominada a ocupar o espaço que antes era a União Soviética, reconhecida também pelo Conselho de Segurança Permanente da Organização das Nações Unidas.
 Logo depois ocorreu a independência da Tchecoslováquia e Iugoslávia, assim deixando claro que o leste europeu tem grandes chances de fragmentações, devido da divergência ética-religiosa.

Comentários

Postagens mais visitadas